Oficina de Teatro

As oficinas de teatro são fundamentadas a partir de exercícios e jogos, geralmente com disparadores pré-estabelecidos, que podem ser um tema, objetos, texto ou apenas preparação do corpo.

Exercícios e Jogos Teatrais: Os Jogos Teatrais são a designação dos jogos improvisatórios desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin, para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do teatro para iniciantes ou mesmo nas atividades escolares. A partir de jogos que explorem uma temática pré-estabelecida (jogos para o corpo, jogos para os sentidos, jogos para interpretação etc), a oficina é elaborada. Esta oficina é excelente para um primeiro contato com o teatro, ou para níveis mais avançados, trabalhar o corpo e a preparação do ator. Costumo usar muito Viola Spolin e Augusto Boal.

Criação de Poéticas (cenas e cenas curtas): A partir de um disparador que pode ser um texto, um objeto, um assunto, uma imagem ou qualquer coisa que possamos sentir, os participantes serão conduzidos a desenvolver uma poética, para depois começar a trabalhar numa cena teatral, partindo de abordagens coletivas, improviso e exercícios corporais. O produto final pode ser uma cena de teatro clássica, uma performance, uma intervenção urbana, tudo depende da maneira como o processo será conduzido e da vontade do contratante.

(Exercício de percepção corporal no TLE)

Fotos

1/4
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now